Teste: Mercedes-Benz E 300 prova que a classe está além do nome

Segundo o dicionário, ter classe é o mesmo que ter elegância. No entanto, a Mercedes-Benz tinha outro conceito em mente ao usar esse termo para nomear suas linhas de carros. Para a marca, “classe” é sinônimo de categoria. Porém, não se pode negar que os modelos da fabricante alemã também são sinônimo de elegância, alinhando-se perfeitamente ao primeiro significado da palavra.

O Classe E, com preço de R$ 639.900, exemplifica isso perfeitamente. Desde o início, o sedã executivo se destaca por sua presença marcante, e isso não é por acaso. Com impressionantes 4,94 metros de comprimento, suas dimensões são realmente imponentes. Para completar, a 11ª geração do modelo chegou ao Brasil em um lote inicial limitado a apenas 15 unidades, o que o torna um carro ainda pouco conhecido.

O Classe E retornou com ainda mais sofisticação. A Mercedes-Benz manteve o visual clássico do sedã, mas introduziu algumas atualizações para elevar o nível de elegância. A nova grade possui frisos horizontais totalmente cromados, enquanto a icônica estrela de três pontas sobre o capô foi ajustada para ser menos rígida, visando reduzir o risco de ferimentos em caso de acidente ou atropelamento.

Na parte traseira, o design alongado é acentuado pelas lanternas com logotipos da marca, que criam um efeito tridimensional. As rodas de 20 polegadas, com um padrão de múltiplos raios, adicionam um toque extra de sofisticação.

Cada detalhe do Classe E foi meticulosamente planejado. Ao se aproximar do sedã, é fácil perceber o que quero dizer. As maçanetas, iluminadas e embutidas nas portas, emergem apenas quando são destravadas. Para uma recepção ainda mais especial, o símbolo da marca é projetado no chão. Embora o carro não fale, é como se dissesse: “Aproveite! A experiência está apenas começando.”

Sem dúvida. Assim que abri a porta, a sensação foi de que um traje elegante seria o complemento perfeito para o ambiente. Em vez de um tapete vermelho, somos recebidos por uma série de luzes LED que iluminam a cabine. O motorista pode escolher entre impressionantes 64 opções de cores para a iluminação.

O acabamento reflete todo o refinamento do veículo. O plástico foi substituído por couro de alta qualidade em toda a cabine, com detalhes em madeira que acrescentam um toque de sofisticação. A modernidade é evidenciada pelas três telas digitais a bordo.

O painel de instrumentos possui 12,3 polegadas e exibe o mapa e as principais informações em relevo. A central multimídia, com 14,4 polegadas, oferece conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, garantindo uma experiência fluida e intuitiva. Além disso, uma terceira tela dedicada ao passageiro dianteiro completa o conjunto, somando impressionantes 39 polegadas de tecnologia e inovação em uma cabine verdadeiramente futurística.

Além disso, o veículo conta com um teto solar panorâmico, 17 alto-falantes Burmester e uma câmera que permite ao motorista tirar fotos, gravar vídeos e até participar de reuniões — embora apenas quando o carro está parado.

Para ajustar o banco do motorista, basta selecionar sua altura na central multimídia, e todos os ajustes são feitos eletricamente, inclusive a regulagem do volante. O único ponto que deixa a desejar é a abertura e fechamento manual do porta-malas de 540 litros. Pode parecer um detalhe menor para um sedã, mas a Mercedes, com seus padrões elevados e preço, acaba nos acostumando a um nível mais alto de conforto.

O Classe E é o primeiro modelo da marca a estar conectado à internet, funcionando de maneira similar a um assistente virtual como a Alexa. Para interagir, basta dizer “Oi, Mercedes” e fazer o seu pedido. No entanto, aplicativos como Waze e Google Maps continuam sendo mais eficazes para navegação, o que é um alívio.

Além disso, o Classe E conta com um sistema de GPS nativo que oferece informações em tempo real e imagens em realidade aumentada. Isso significa que, na tela principal, um vídeo mostra a visão à frente do veículo, com setas guiando o motorista sobre a rota a seguir.

O head-up display, que projeta informações diretamente no vidro à frente do motorista, também exibe as sinalizações. Esse sistema ajuda até os condutores mais desorientados a encontrar o caminho, e falo com base na minha própria experiência. Um ponto extremamente positivo.

Como é típico nos veículos da Mercedes, o seletor de marchas está posicionado atrás do volante. Pessoalmente, não sou fã desse layout, mas é uma questão de hábito. Com o Drive selecionado, estamos prontos para dirigir.

É importante notar que, no Brasil, o Classe E é oferecido em uma única versão, a E 300 Exclusive. Esse modelo conta com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros em linha, complementado por um sistema híbrido leve de 48 Volts. Ele entrega 258 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, além de um câmbio automático de nove marchas.

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