Gasolina Premium: Desmistificando o Podium e o V-Power Racing

Gasolina comum, aditivada, premium… Com tantas opções disponíveis, é comum ficar confuso ao abastecer. Afinal, quem opta por gasolina aditivada está colocando uma gasolina de alta octanagem no tanque? Quais são as principais diferenças entre esses tipos de gasolina? E será que o carro se torna mais econômico com alguma delas?

A Auto Vale conversou com Rogério Gonçalves, diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), para esclarecer os principais mitos e verdades sobre a gasolina premium. Confira as respostas para suas dúvidas abaixo:

Gasolina premium e aditivada são a mesma coisa? Mito

É comum que motoristas cometam esse erro, mas as gasolinas aditivada e premium têm composições diferentes. No entanto, ainda há semelhanças, como explica o especialista da AEA.

“De acordo com Gonçalves, a gasolina premium é um combustível de alta octanagem que contém 25% de etanol anidro. Essa composição oferece melhor desempenho ao veículo e pode até melhorar sua eficiência.”

“A gasolina aditivada contém a mesma mistura da gasolina comum, com até 27,5% de etanol derivado da cana-de-açúcar. Além disso, as distribuidoras adicionam dispersantes, detergentes e aditivos para evitar a formação de resíduos de carbono no motor. No entanto, é importante observar que, embora toda gasolina premium seja aditivada, nem toda gasolina aditivada é considerada premium. Entre as principais redes de postos no Brasil, a gasolina premium pode ser identificada pelos nomes Podium (Petrobras), V-Power Racing (Shell) e Ipimax Pro (Ipiranga). Já as gasolinas aditivadas são conhecidas pelos nomes Grid (Petrobras), V-Power (Shell), Ipimax (Ipiranga) e Ron (Gulf).

Gasolina premium tem menos etanol na mistura? Verdade

Aos proprietários de carros importados e de alta performance que veem o etanol como um problema, o especialista esclareceu: a gasolina premium contém uma menor proporção de etanol anidro na mistura. ‘O limite é de 27,5% na gasolina comum e 25% na premium’, acrescentou.

Há um estudo em andamento que poderia elevar o teor de etanol na gasolina brasileira dos atuais 27,5% para 35%. Trata-se da iniciativa “combustíveis do futuro”, que ainda não teve um desfecho.

Gasolina premium não é para qualquer tipo de carro? Mito

“Um dos principais mitos sobre a gasolina premium é que ela só serve para modelos importados, esportivos ou carros antigos. No entanto, Rogério Gonçalves destaca que isso não é verdade: ‘A gasolina premium é apropriada para qualquer veículo que seja compatível com esse tipo de combustível. Não há restrições quanto ao seu uso.’

Tem problema misturar gasolina comum, aditivada ou premium? Mito

Não há problema em misturar gasolina premium, aditivada ou comum, mas é importante que os motoristas estejam atentos a alguns detalhes, como explicou o diretor da AEA. “Certos modelos importados requerem abastecimento com gasolina premium. Nesses casos, misturar com gasolina comum ou aditivada pode reduzir o desempenho do motor.”

Isso ocorre porque alguns motores, que possuem alta taxa de compressão, são mais compatíveis com combustíveis de maior octanagem, como as gasolinas V-Power, Podium e Ipimax.

Um exemplo conhecido é o Volkswagen Golf GTI nacional de 2008. Seu motor 1.8 turbo, que tinha 191 cv de potência com gasolina comum, podia alcançar 193 cv quando abastecido com gasolina premium. Por isso, ele ficou famoso como o carro nacional mais potente de sua época, mas apenas quando usava o combustível mais caro.

O carro bebe menos com gasolina premium? Verdade

De acordo com Gonçalves, há uma relação direta entre o tipo de gasolina no tanque e o consumo do veículo. “Quando abastecido com gasolina premium, o carro pode ser até 2% mais econômico devido ao menor teor de etanol”, afirmou.

“Além disso, como a gasolina possui um poder calorífico superior ao do etanol, ela proporciona maior autonomia ao veículo. É justamente esse poder calorífico que define a regra dos 70%.”

“O cálculo, que ganhou popularidade com a introdução dos modelos flex no Brasil, indica que abastecer com etanol é mais vantajoso quando seu preço é igual ou inferior a 70% do valor da gasolina.”

Só posso abastecer carro antigo com gasolina premium? Verdade

Na prática, isso é mais uma recomendação para aumentar a durabilidade do motor do que uma regra rígida. ‘Carros muito antigos não foram projetados para gasolina com 27% de etanol. Portanto, quanto menor o teor de álcool, melhor’, explicou o executivo.

‘Embora a diferença de 2% possa parecer pequena, abastecer carros antigos com gasolina premium ainda oferece vantagens adicionais’, completou.

Gasolina premium dura mais tempo no tanque? Verdade

Adeptos do antigomobilismo e colecionadores tendem a deixar seus carros parados por longos períodos. Para esse tipo de motorista, a principal vantagem da gasolina premium é sua durabilidade. “A gasolina premium tem uma vida útil mais longa no tanque, o que a torna recomendada para quem armazena o carro por períodos extensos”, afirma Rogério Gonçalves.

E quanto tempo a gasolina premium pode durar no tanque? Embora o tempo exato possa variar, há amostras que mantêm suas propriedades originais por até cinco anos, conforme indicam centros de pesquisa. No entanto, a distribuidora Vibra (antiga BR Distribuidora) recomenda que o combustível seja consumido em até seis meses.

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