BYD King vs. Toyota Corolla: testamos qual é o mais econômico na prática

O Inmetro divulgou uma nova tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) na semana passada, gerando polêmica com o consumo do BYD King, que chegou a 44 km/l na versão GS, topo de linha. O Auto Vale procurou o Inmetro para esclarecer como essa medição é feita. Para esclarecer a questão, testamos o sedã híbrido plug-in chinês e o híbrido nacional Toyota Corolla para verificar o consumo dos dois rivais na prática.

A versão GS conta com baterias Blade de 18,3 kWh, a mesma capacidade das versões Pro e Plus da linha Song. O motor 1.5 aspirado a gasolina DM-i gera 110 cv e 13,8 kgfm, enquanto o motor elétrico produz 197 cv e 33,1 kgfm. A potência combinada é de 235 cv, mas o torque total não foi divulgado pela marca.

De acordo com o Inmetro, o sedã híbrido plug-in alcança médias de 44,2 km/l na cidade e 36,7 km/l na rodovia quando utiliza apenas o motor elétrico, oferecendo uma autonomia de 80 km. No entanto, quando operando somente com o motor a gasolina, os índices caem significativamente para 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na rodovia.

Nas medições realizadas pela Auto Vale com o sistema híbrido, os resultados foram intermediários: 21,7 km/l na cidade e 21,3 km/l na rodovia. Assim, a autonomia na cidade, com o tanque de 48 litros, alcança 1.041 km, enquanto na estrada é de 1.022 km.

Segundo o Inmetro, os melhores resultados foram obtidos em testes com o motor elétrico, que é medido em kWh/km, e não em km/l. Após esses testes, é feita uma conversão para obter a medida final.

Isso significa que os 44,2 km/l do King representam uma medição de eficiência energética. Essa conversão é utilizada para híbridos plug-in e veículos elétricos. Por isso, o consumo desses carros é apresentado na tabela do PBEV em km/l.

E quanto ao Corolla?

Para o Corolla híbrido com gasolina, o Inmetro divulgou os seguintes números: 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na rodovia. Vale destacar que o sedã japonês é um híbrido pleno (HEV), equipado com motor 1.8 flex aspirado de 101 cv e 14,5 kgfm. O motor elétrico, por sua vez, fornece 72 cv e 16,6 kgfm, resultando em uma potência combinada de 122 cv. O torque total, no entanto, não é informado.

Em nossas medições, os resultados foram superiores aos divulgados pelo Inmetro: 19,7 km/l na cidade e 17,7 km/l na rodovia. Com um tanque de 43 litros, a autonomia urbana do Corolla híbrido é de 847 km e, na rodovia, é de 761 km.

O grande vencedor é…

Após a realização da prova prática, podemos anunciar o vencedor. Como era de se esperar, o BYD King demonstrou um consumo mais econômico em comparação ao Toyota Corolla Hybrid. No entanto, a diferença foi menor do que os dados do Inmetro indicavam.

Comparativo de Consumo: BYD King GS vs. Toyota Corolla Hybrid

  • Consumo Urbano:
    • BYD King GS: 21,7 km/l
    • Toyota Corolla Hybrid: 19,7 km/l
  • Consumo Rodoviário:
    • BYD King GS: 21,3 km/l
    • Toyota Corolla Hybrid: 17,7 km/l

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