
A poucos dias de sua revelação, o Citroën Basalt surge em suas primeiras imagens oficiais na versão final de produção. Com estreia global marcada para 2 de agosto, as fotos divulgadas mostram um design bastante semelhante ao conceito apresentado em março deste ano.
A Auto Vale revelou que o modelo chegará ao Brasil pouco tempo após seu lançamento na Índia, previsto para o próximo mês. Assim, a previsão é que o Basalt esteja disponível nas lojas brasileiras entre setembro e outubro de 2024. Recentemente, o modelo foi flagrado em testes com pouca camuflagem, conforme mostram as imagens divulgadas pelo perfil Mentiras Automotivas.
A previsão é que o Basalt tenha um preço inferior ao de um Volkswagen Nivus ou Fiat Fastback. Enquanto esses modelos podem ultrapassar R$ 150 mil em suas versões mais caras, o Citroën deve ser comercializado entre R$ 110 mil e R$ 140 mil.
Como é o Citroën Basalt?
O Citroën Basalt apresenta algumas alterações sutis em relação ao conceito original. Entre as principais mudanças está o acabamento fosco no para-choques e no contorno das rodas de liga leve, substituindo o acabamento preto brilhante do modelo conceitual. No entanto, a carroceria mantém o mesmo formato, com um teto acentuadamente inclinado que confere uma estética de cupê ao veículo.
Desenvolvido sobre a plataforma CMP, o Basalt será equipado com lanternas de iluminação halógena, enquanto os faróis dianteiros contarão com LED e luzes diurnas em formato de “X”. As imagens também indicam que, nas versões mais básicas, o SUV não incluirá teto solar, embora este possa se tornar um item opcional. Além disso, há um acabamento cromado na coluna C, que não estava presente no protótipo.

No interior, o Basalt é similar ao Citroën C3 e ao Aircross, compartilhando várias peças com esses modelos. O painel é quase idêntico, mas o console está posicionado mais alto, assim como a alavanca de câmbio. O freio de estacionamento é mecânico, mas o SUV contará com uma central multimídia de 10,2 polegadas, com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de um painel de instrumentos digital.
Como antecipado pelo Auto Vale, o Basalt está trabalhando para corrigir algumas falhas internas do hatch e SUV. Com base em alguns flagras, o novo Citroën contará com saídas de ar-condicionado para a segunda fileira em determinadas configurações. Além disso, o acionamento dos vidros agora será integrado às portas.
As dimensões devem ser semelhantes às do Aircross, que possui 4,32 metros de comprimento, 1,80 metros de largura, 1,67 metros de altura e 2,67 metros de distância entre eixos.

Motor da Fiat
Sob o capô, é provável que o Citroën Basalt venha equipado com o motor 1.0 turboflex GSE de três cilindros e 12 válvulas, com injeção direta de combustível, originário da Fiat. Esse motor entrega uma potência máxima de 130 cv e torque de 20,4 kgfm quando abastecido com etanol, e está acoplado a um câmbio CVT com sete marchas simuladas.
Há também a possibilidade de a Citroën oferecer uma versão de entrada com o mesmo motor 1.0 de três cilindros, mas em configuração aspirada. Nesse caso, a potência é de 75 cv e o torque é de 10,7 kgfm, sendo o câmbio manual de cinco marchas.