
A nova geração do Toyota Corolla está prevista para estrear em 2026. O modelo contará com a nova linha de motores desenvolvidos em colaboração com Subaru e Mazda. Além de um sistema híbrido completo (HEV), a 13ª geração do Corolla oferecerá uma nova opção híbrida plug-in (PHEV), que promete uma autonomia de até 2.100 km.
Para alcançar esse objetivo, a fabricante japonesa precisará superar a eficiência térmica de 40% dos seus atuais propulsores e ultrapassar os 46,06% anunciados pela BYD da China para o motor PHEV de 1,5 litro. Segundo a marca, o objetivo é oferecer um veículo mais “realista e prático”, e, para isso, o novo propulsor terá a melhor eficiência térmica do mundo.
Na Auto Vale, já discutimos que os novos motores da Toyota serão mais compactos e, conforme anunciado pela marca, oferecerão ‘alta eficiência’. Além disso, esses motores serão compatíveis com combustíveis neutros em carbono, como o hidrogênio, além de outros combustíveis tradicionais, como gasolina e diesel. Eles serão oferecidos em duas versões: o motor 1.5, disponível em versões aspirada e turbo, e o motor 2.0, que será turbo.
Até agora, a Toyota não divulgou mais informações. No entanto, o site japonês Best Car sugere que o novo motor 1.5 aspirado de quatro cilindros, que será 10% mais compacto do que o atual motor de três cilindros, deve entregar cerca de 130 cv de potência e 15 kgfm de torque. O portal também menciona uma versão híbrida com 100 cv.
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Na variante 1.5 Turbo, espera-se um desempenho de aproximadamente 180 cv e 23 kgfm. Este motor substituirá os atuais motores 2.5 aspirados, prometendo uma eficiência 30% maior. No entanto, por enquanto, não há mais informações disponíveis sobre o sistema híbrido plug-in.
O que esperar da nova geração do Corolla?
A nova geração do Toyota Corolla promete uma série de novidades no design e na tecnologia. Inspirado na linha Crown, disponível em outros mercados, e no novo Prius, o Corolla terá um perfil mais baixo para aprimorar a aerodinâmica. A estética será mais moderna e alinhada com as tendências atuais. Além disso, o modelo será construído sobre a plataforma TNGA-K, em vez da TNGA-C utilizada na versão atual, trazendo melhorias significativas em desempenho e conforto.

Vale ressaltar que, ao contrário do Brasil, onde o Corolla Cross está disponível apenas nas versões sedã e SUV, o portfólio do modelo no Japão ainda inclui as carrocerias hatchback e perua. A expectativa é que a nova geração chegue ao mercado brasileiro por volta de meados de 2027, uma vez que a Toyota já está testando a mecânica no território nacional.
