
A Peugeot está atualizando seus dois modelos mais vendidos no Brasil, o 208 e o 2008. No entanto, a marca francesa já está preparando os próximos passos para seus veículos maiores e mais caros, o 3008 e o 5008.
Segundo Fabiana Figueiredo, vice-presidente da Peugeot na América do Sul, a marca já começou a estudar a importação das novas gerações dos modelos 3008 e 5008. Atualmente, apenas o 3008 está disponível no site brasileiro da fabricante, ainda na versão anterior, como modelo 2022/2023, com preços de R$ 266.490 para a versão Griffe e R$ 286.990 para o GT.
Os números de emplacamento mostram que o estoque está diminuindo, com apenas 91 unidades vendidas no primeiro semestre e apenas 3 carros vendidos em julho.

De acordo com a executiva, os estudos incluem versões híbridas ou elétricas. No entanto, o Auto Vale apurou que a escolha foi pelas variantes movidas exclusivamente a eletricidade. Os lançamentos, no entanto, estão previstos para 2025, devido ao calendário cheio da marca e do grupo Stellantis em geral.
Na Europa, os modelos e-3008 e e-5008 oferecem atualmente três opções de conjuntos elétricos:
- Motor e tração dianteiros, com 210 cv de potência, 35,2 kgfm de torque e baterias de 73 kWh, proporcionando uma autonomia de até 525 km (ciclo WLTP).
- Motor e tração dianteiros, com 230 cv de potência, 35,2 kgfm de torque e baterias de 98 kWh, com autonomia de até 700 km (ciclo WLTP).
- Um motor em cada eixo, tração integral, com 320 cv de potência, 51,9 kgfm de torque e baterias de 73 kWh, oferecendo uma autonomia de até 525 km (ciclo WLTP).
As autonomias variam devido às diferenças de dimensões e peso entre os dois SUVs. No 3008, a bateria de 73 kWh oferece um alcance de 525 km no ciclo WLTP, enquanto a bateria maior proporciona uma autonomia de 700 km com uma única carga. No 5008, os números são 500 km e 660 km, respectivamente, seguindo os mesmos padrões.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e receba nossas newslatter
Nova Plataforma e Tecnologia Avançada
Os novos 3008 e 5008 utilizam a plataforma STLA Medium, uma base inédita lançada em 2023, que também será empregada em futuros modelos, como o próximo Jeep Compass.
Nesta geração, o 3008 adota um design de SUV cupê, com um teto prolongado em declive. O modelo mantém o porte médio, com 4,54 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,64 m de altura e um impressionante entre-eixos de 2,73 metros.

O 5008 mantém uma carroceria com linhas mais tradicionais, embora o design tenha sido modernizado. A largura é a mesma do 3008, mas suas outras dimensões são maiores: 4,79 m de comprimento, 2,90 m de entre-eixos e 1,69 m de altura. O modelo tem capacidade para até sete pessoas.
Além das mudanças externas, o interior do 3008 e do 5008 recebeu uma reformulação significativa. O conceito i-Cockpit, que posiciona o quadro de instrumentos acima do volante, foi atualizado com um display digital e uma central multimídia integrados em uma única peça que cobre mais da metade da extensão lateral da cabine.
Uma terceira tela, localizada mais abaixo, é utilizada para ajustar funções como ventilação, mídia e navegação. Além disso, o console central foi elevado, criando a sensação de que o motorista está em um ambiente separado.
Na Europa, o novo e-3008 tem preços a partir de 44.990 euros, equivalente a R$ 272,2 mil na conversão direta. O e-5008 inicia em 46.990 euros, o que corresponde a R$ 284,3 mil. Com o retorno do imposto de importação para veículos elétricos, é muito improvável que esses modelos sejam lançados no Brasil por menos de R$ 300 mil. Isso torna o e-3008, em particular, uma competição difícil para modelos semelhantes, como o BYD Yuan Plus, que custa R$ 235.800.