
A entrada da Xiaomi no setor automotivo já não é novidade para ninguém. Agora, a marca chinesa, conhecida por seus celulares e notebooks, revelou o protótipo SU7 Ultra com impressionantes 1.500 cv, com a ambição de superar o Porsche Taycan no mercado. É uma aposta ousada, não acha?
O Taycan Turbo GT, com seus impressionantes 1.100 cv, completou uma volta no circuito de Nürburgring, na Alemanha, em 7:07.55. Em meio a isso, a Xiaomi planeja levar sua única unidade do SU7 Ultra à lendária pista para tentar bater esse recorde em meados de outubro. No entanto, há um detalhe intrigante a ser revelado mais adiante.
Como o SU7 Ultra pretende superar o Taycan?
Para a alegria dos entusiastas de automobilismo e engenharia, a Xiaomi revelou novidades sobre o desenvolvimento do SU7 Ultra. O novo esportivo já está passando por testes no famoso autódromo de Nürburgring. Apesar da camuflagem intensa, o veículo chinês não passou despercebido pelos atentos “spotters”.
A receita para superar o Porsche Taycan envolve três motores elétricos desenvolvidos pela Xiaomi na China. Esses motores combinam uma potência total de 1.548 cv, o que representa um aumento de 448 cv em relação ao Taycan Turbo GT.
As baterias são fornecidas pela CATL, uma das maiores fabricantes chinesas do setor, conhecida por fornecer módulos para marcas como BMW, Mercedes, Volkswagen e até Tesla. Embora a capacidade exata das baterias não tenha sido divulgada, a Xiaomi revelou que as células foram reprogramadas para entregar uma grande quantidade de energia necessária para alimentar os três motores.
O Xiaomi SU7 Ultra é um dos carros mais rápidos do mundo na aceleração de 0 a 100 km/h, conseguindo essa marca em apenas 1,97 segundos. Embora um pouco abaixo do Rimac Nevera e do Pininfarina Battista, que atingem 100 km/h em 1,8 segundos, o esportivo chinês ainda é impressionante. Além disso, o SU7 Ultra pode alcançar 300 km/h em 15 segundos e sua velocidade máxima está limitada a 350 km/h.

Com tanto vigor à disposição, a Xiaomi teve que reforçar o sistema de freios regenerativos. Para isso, a empresa fez uma parceria com a britânica AP Racing, renomada por desenvolver sistemas de freios avançados para carros de competição. O SU7 Ultra possui um potencial de desaceleração de 2,36 G, o que significa que pode reduzir a velocidade de 300 km/h a zero em apenas 15 segundos, sem perder a estabilidade.
Outra vantagem do protótipo chinês sobre o esportivo alemão é seu peso. Com apenas 1.900 kg, o SU7 Ultra é significativamente mais leve do que sua versão de produção, que pesa 2.205 kg. Essa redução foi possível graças ao extenso uso de fibra de carbono e outros materiais leves.
Os 448 cv adicionais do SU7 Ultra são suficientes para bater o recorde do Porsche? Aparentemente, sim — mas há um detalhe importante. O Xiaomi é um protótipo, enquanto o Taycan Turbo GT é um modelo de produção. Portanto, eles não competem diretamente no ranking de Nürburgring.
Para que o Xiaomi alcance o primeiro lugar entre os carros elétricos mais rápidos no autódromo, precisa superar o Volkswagen ID.R., que completou a volta em 6:05.336. Será que isso é possível? Teremos a resposta em outubro…
